Metástase Óssea
A metástase ocorre quando um câncer sai de seu local original no corpo e vai para outro órgão ou tecido. Quando este outro órgão é um osso, temos uma metástase óssea.
A metástase óssea acontece porque as células do câncer se espalham pelo nosso sangue e vasos linfáticos, parando em outros lugares e lá crescendo.
Ela pode tanto ser o primeiro sintoma de um câncer, quanto aparecer anos após o início de seu tratamento.
Em adultos, a causa mais comum de lesões ósseas é a metástase, que ocorre mais comumente com cânceres primários de mama, próstata, pulmão, rins, tireóide e mieloma múltiplo, mas pode ocorrer com qualquer tipo de câncer.
Depois dos pulmões e fígado, os ossos são os locais mais acometidos por metástases, podendo até fraturar por conta delas. As lesões são mais comuns na coluna, pelve, quadril e braço.
Os sintomas mais comuns são dor óssea, que pode ocorrer tanto em repouso como ao realizar atividades com o membro afetado, e fratura, que ocorre em até 30% dos pacientes com metástase óssea.
Caso você já tenha um câncer diagnosticado e seu médico suspeite de uma metástase óssea, ele irá solicitar exames como radiografias, tomografias, ressonância magnética e biópsia óssea. Se você estava saudável e apareceu uma lesão óssea que pode ser metástase, seu médico provavelmente fará um “check up” geral, para avaliar a origem da lesão. Isto inclui tomografias do corpo todo, ressonâncias, cintilografia óssea, exames de sangue e biópsia.
Os tratamentos para metástase são diferentes para cada tipo de câncer primário, osso acometido, se existe ou não fratura, entre outros fatores. Podem ser feitos apenas com medicação, radioterapia, cirurgia, ou uma combinação destes.
É importante saber que, apesar de muito raramente haver cura após o diagnóstico de uma metástase óssea, o alívio da dor, o retorno de função do paciente e o controle do câncer pode, sim, ocorrer. Na dúvida, entre em contato com um especialista!