Osteossarcoma

O Sarcoma Ósseo é um tipo de câncer que se inicia nos ossos de qualquer parte do corpo; mas principalmente nos ossos longos dos membros inferiores ou superiores. Este tipo de tumor malígno tem seus subtipos. Um deles é o Osteossarcoma.



O osteossarcoma é um tipo de câncer que tem origem nos ossos, mais especificamente nas células que formam o nosso tecido ósseo. Ele costuma ocorrer em crianças e adolescentes, entre 10-20 anos de idade, mas pode acontecer em qualquer faixa etária.

Mais comumente, são acometidos os ossos longos dos membros superiores ou inferiores, em especial ao redor das grandes articulações, como o ombro e o joelho.

O paciente costuma apresentar dor, inchaço e calor no local afetado, geralmente com algumas semanas de evolução, sem nenhum trauma significativo no local que justifique o quadro. A dor ocorre independentemente de atividade física ou do repouso, e costuma ocorrer mais no período noturno. Podem também ter febre e perda de apetite, preocupando ainda mais os pais.

Apesar de o exame físico muitas vezes ser pouco alterado na primeira consulta, ele é de crescimento rápido, e as radiografias mostram a doença já no seu início.

Caso seu médico suspeite de um osteossarcoma, além das radiografias iniciais ele solicitará alguns outros exames como cintilografia óssea, ressonância magnética, tomografia do tórax, exames de sangue e biópsia óssea.

Com o diagnóstico confirmado, o tratamento é realizado por meio de quimioterapia e cirurgia local. Primeiro são feitas algumas sessões de quimioterapia para depois realizar-se a cirurgia e, uma vez feito o procedimento, o paciente retorna para mais sessões de quimioterapia. Este é o melhor jeito de garantirmos que todas as células do câncer se extinguam.

Quanto à cirurgia, ela depende muito do local afetado e do tamanho do tumor, podendo ser desde uma ressecção menor até grandes substituições com próteses, enxertos e reconstruções, e até mesmo amputação do membro.

Com os novos tratamentos quimioterápicos e cirúrgicos, as amputações são cada vez menos frequentes e a sobrevida livre de doença, cada dia maior. Apesar de ser maligno e bastante agressivo, o osteossarcoma hoje conta com 70% de sobrevida a longo prazo, ou seja, 7 em 10 pacientes estarão sem doença por no mínimo 05-10 anos.

Caso suspeite de um diagnóstico de câncer ósseo, procure sempre um especialista! Se houver dúvidas, entre em contato conosco.